Olá cafeinados!
Tá forte?
Me chame pelo seu Nome, do autor André Aciman que inspirou o filme homônimo, ainda em cartaz nos cinemas e que concorre aos Oscars de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado (o cara não é fraco).
O livro é narrado em primeira pessoa, Elio e Oliver, casal que o protagoniza.O jovem Elio está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda com a chegada de Oliver, um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai. Naturalmente, é um livro que explora o jogo da sedução. Além de levantar questões sobre bissexualidade.
Ao mesmo tempo, tudo está no campo da fantasia, no mundo das ideias, e o adolescente idealiza sua sexualidade como idealiza também a Oliver: perdido em sua embriaguez de emoções, ficciona eventos, cria debates imaginários em sua cabeça, teoriza cada gesto. É uma narrativa completamente idealizada, mas o leitor sabe disso, e Elio sabe disso, porém o belo e a angústia se encontram no idealizado, nos “será que” e “e se”. Não se sabe o quanto daquilo é real, o quanto Elio está apenas permitindo mostrar ao leitor, o quanto se permite admitir a si mesmo.
Envolvente e turbulento, como foi chamado. A história aborda as memórias do adolescente. Ainda que exista algo que ultrapassa a emoção e e o torna também tóxico e intenso.
Serviço
“Me chame pelo seu nome”
Autor: André Aciman
Editora: Intrínseca
Preço médio: R$ 39,90
Deixe seu comentário, isso nos ajuda a saber o que você mais gosta para produzir conteúdo cada vez melhores.
Tempo de Leitura: 2 minutos