Tempo de Leitura: 3 minutos

Olá cafeinados!
Esse é minha primeira postagem aqui no Pausa Pro Café e pra iniciar resolvi trazer algo que não tivesse ainda no blog, que fosse diferente do que a Letícia e o Diego costumam postar e como o jeito de compartilhar as coisas por aqui são bem únicos e pessoais, resolvi trazer algo no mesmo estilo. Depois de pensar um pouco e fazer algumas várias anotações, resolvi que deveria falar sobre o tipo de filme que mais gosto, os filmes com Efeitos Práticos (isso é bem específico, eu sei haha).

Pra começar, cresci nos 90 e a computação gráfica não era lá essas maravilha que é hoje, então o que nos restava nos filmes eram efeitos digitais bem toscos ou efeitos práticos feitos com marionetes, maquetes, roupas, maquiagens e outros apetrechos desse tipo. O pessoal se virava como dava. Aliás, foi assim que conseguimos os primeiros filmes da Saga Star Wars.

Tentei fazer uma lista com algumas produções com efeitos práticos antigos que marcaram minha infância e até alguns atuais que ainda hoje enchem os olhos de tão bem feitos, mas percebi que o melhor jeito pra demonstrar isso era separando por Diretores e Produtores de tanta coisa que cada um fez.

Jim Henson
Não poderia começar com nenhum outro, afinal o genial Jim Henson foi responsável por muita coisa desse gênero. Os Muppets, por exemplo, foi o precursor de muita coisa na TV e no cinema quando o assunto é Efeitos Práticos. E os vários episódios de Muppets foram apenas o começo, pois da mente desse grande gênio saíram coisas como Vila Sésamo (Sesame Street), O Cristal Encantado (The Dark Cristal) e Fraggle Rock: A Rocha Encantada. Em parceria com a Lucas Films produziu Labirinto: A Mágia do Tempo (Labyrinth) e com a Disney nos presenteou com a famosa Família Dinossauros (Dinosaurs).

Frank Oz
Junto com Jim Herson, Frank trabalhou em muitas produções dos Muppets e foi co-diretor de O Cristal Encantado, mas logo saiu do estilo aventura e foi para um lado mais terror/horror e produziu coisas como A Pequena Loja de Horrores (que é mais uma comédia) e esteve em Lobisomem Americano em Londres.

Ainda nessa temática terror, horror e gore, tivemos Alien (1979) do Ridley Scott, Evil Dead do Sam Rami, A Mosca do diretor David Cronenberg que gera piadas até hoje em Rick and Morty.

Joe Dante
Nos trouxe uma das criaturinhas mais fofinhas dos filmes de terror, Os Gremlins. Joe sempre foi mais pro lado do terror, mas nunca fugia desse lado mais cômico, da mesma forme que fez com Matinee: Uma Sessão Muito Louca.

Wolfgang Petersen
Com o inesquecível História Sem Fim que apresentava o Cachorro-Dragão Gigante, Fuchur, o Gigante Comedor de Pedras e tantas outras criaturas incríveis.

Guillermo Del Toro
Esse em especial por ser um diretor atual, que ainda produz muita coisa utilizando efeitos práticos mesmo no momento digital que estamos. Del Toro produziu coisas como Cronos (1993), tornou factível (na medida do possível) os personagens e criaturas de Hellboy e produziu umas das coisas mais bem feitas atualmente quando o assunto é Efeito Prático, O Labirinto do Fauno.

E pra completar, a Netflix resolveu produzir uma série baseada no clássico de Jim Herson e Frank Oz, O Cristal Encantado. E pelo que parece será produzido à moda “antiga” com os mesmos bonecos do filme de 1982.

A série terá 10 episódios com 1 hora de duração e contará o que aconteceu antes do filme original, sob o comando do diretor Louis Leterrier, que nunca produziu nada desse tipo. É esperar pra ver.

Espero que tenham gostado da minha pequena estranha lista e se esqueci de alguma coisa, deixem nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *