Tempo de Leitura: 3 minutos

Bom dia amantes de café! Se você acabou de acordar e já está com sua caneca de café bem quente, está preparado pra começar o dia. Então venho te lembrar que hoje é SEXTA-FEIRA 13! (Buahahahahaha)

Por isso, preparamos pra vocês um dia totalmente temático no blog, com tudo o que eu mais amo na vida, lobisomens, bruxas, seres sobrenaturais e muita mitologia do Brasil e do mundo!

Pra começar, você sabe da onde surgiu toda essa superstição de “Sexta-feira 13”?

maxresdefault

Ao jogar no Google “Sexta-feira 13”, gatos pretos e óbvio imagens do queridíssimo Jason mergulham na tela sem nenhum pudor. Mas Sexta-feira 13 para os místicos está associado a evolução de todo ser e também é um dos dias mais poderosos, pois o numero 13 somado é igual a 4 ( 1+3=4 ) e o numero 4 significa o “tudo existente”, os quatro elementos, água, fogo, terra e ar.

Mas a verdadeira superstição da Sexta-feira 13 surgiu com os romanos. Não tinha nada de azarento, mas com o passar do tempo, alguns acontecimentos nesta época marcaram este dia. Transformando a Sexta-feira 13 em um dia temido por muitos. E Em uma lenda européia diz que na Sexta-feira 13 “as bruxas estão a solta”.

A palavra superstição significa “vidente ou profeta”. As superstições aparecem como explicação para muitos fatos que desconhecemos.

A pergunta que não quer calar é: Porque os felinos são associados à azar? Ou quebrar um
espelho? Ou passar por debaixo de escadas?

15 - 1

Os gatos pretos por exemplo estão muito associados à crença de que gatos pretos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com um gato preto é sinal de mau agouro. Em outras culturas os gatos dessa cor são reverenciados, estando associados a presença de boa sorte.

A relação com as Trevas começou no século XI ( 1001 – 1100), por causa de relatos insistentes de aparições de gatos pretos malignos em locais povoados por Bruxas. Dai começou a surgir a superstição de que os gatos de cor preta davam azar. Acreditava-se que os felinos, devido a seus hábitos noturnos, tinham relações com seres do mau e, se o gato era da cor preta, era considerado diabólico, uma vez que essa cor era associada às trevas e à magia negra. Assim, na cultura medieval, os gatos pretos tornaram-se intrínsecos à mítica figura das feiticeiras.

Já passar por debaixo de uma escada está ligado a imagem da subida, da elevação, do acesso social, econômico e financeiro. Passar por debaixo de quem se eleva é simbolicamente renunciar, afastar-se de quem sobre, progride e vence. Acarretando em perder a boa sorte.

E os espelhos? Porque quebrar espelhos dão 7 anos de azar?

Os romanos adotaram esse costume, acrescentando que a má sorte se estenderia por sete anos, tempo que acreditavam levar para se iniciar um novo ciclo de vida do ser humano. O pânico diante da possibilidade de que o reflexo fosse quebrado existia porque a imagem refletida era tida como a própria alma da pessoa.

UAL! E você quais suas superstições? Que tal contar pra gente aqui nos comentários?

Deixe seu comentário, isso nos ajuda a saber o que você mais gosta para produzir conteúdo cada vez melhores.

Beijos de café!
Não se esqueça de nos seguir nas  redes sociais, assim você fica por dentro de tudo que rola no mundo do entretenimento!

FACEBOOK ♦ TWITTER ♦ INSTAGRAM

One thought on “3 min readSexta-Feira 13: Mitos e Superstições”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *