Bom dia amantes de café! Se você acabou de acordar e já está com sua caneca de café bem quente, está preparado pra começar o dia. Então venho te lembrar que hoje é SEXTA-FEIRA 13! (Buahahahahaha)
Por isso, preparamos pra vocês um dia totalmente temático no blog, com tudo o que eu mais amo na vida, lobisomens, bruxas, seres sobrenaturais e muita mitologia do Brasil e do mundo!
Pra começar, você sabe da onde surgiu toda essa superstição de “Sexta-feira 13”?
Ao jogar no Google “Sexta-feira 13”, gatos pretos e óbvio imagens do queridíssimo Jason mergulham na tela sem nenhum pudor. Mas Sexta-feira 13 para os místicos está associado a evolução de todo ser e também é um dos dias mais poderosos, pois o numero 13 somado é igual a 4 ( 1+3=4 ) e o numero 4 significa o “tudo existente”, os quatro elementos, água, fogo, terra e ar.
Mas a verdadeira superstição da Sexta-feira 13 surgiu com os romanos. Não tinha nada de azarento, mas com o passar do tempo, alguns acontecimentos nesta época marcaram este dia. Transformando a Sexta-feira 13 em um dia temido por muitos. E Em uma lenda européia diz que na Sexta-feira 13 “as bruxas estão a solta”.
A palavra superstição significa “vidente ou profeta”. As superstições aparecem como explicação para muitos fatos que desconhecemos.
A pergunta que não quer calar é: Porque os felinos são associados à azar? Ou quebrar um
espelho? Ou passar por debaixo de escadas?
Os gatos pretos por exemplo estão muito associados à crença de que gatos pretos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com um gato preto é sinal de mau agouro. Em outras culturas os gatos dessa cor são reverenciados, estando associados a presença de boa sorte.
A relação com as Trevas começou no século XI ( 1001 – 1100), por causa de relatos insistentes de aparições de gatos pretos malignos em locais povoados por Bruxas. Dai começou a surgir a superstição de que os gatos de cor preta davam azar. Acreditava-se que os felinos, devido a seus hábitos noturnos, tinham relações com seres do mau e, se o gato era da cor preta, era considerado diabólico, uma vez que essa cor era associada às trevas e à magia negra. Assim, na cultura medieval, os gatos pretos tornaram-se intrínsecos à mítica figura das feiticeiras.
Já passar por debaixo de uma escada está ligado a imagem da subida, da elevação, do acesso social, econômico e financeiro. Passar por debaixo de quem se eleva é simbolicamente renunciar, afastar-se de quem sobre, progride e vence. Acarretando em perder a boa sorte.
E os espelhos? Porque quebrar espelhos dão 7 anos de azar?
Os romanos adotaram esse costume, acrescentando que a má sorte se estenderia por sete anos, tempo que acreditavam levar para se iniciar um novo ciclo de vida do ser humano. O pânico diante da possibilidade de que o reflexo fosse quebrado existia porque a imagem refletida era tida como a própria alma da pessoa.
UAL! E você quais suas superstições? Que tal contar pra gente aqui nos comentários?
One thought on “3 min readSexta-Feira 13: Mitos e Superstições”